Os 20 Melhores Filmes no Amazon Prime Agora
Nos últimos anos, a Netflix e a Apple TV+ travaram uma batalha para terem as mais prestigiadas ofertas de filmes, mas alguns dos melhores filmes estão no Amazon Prime Video. O streaming foi um dos primeiros a sair por aí pegando os amados favoritos dos festivais de cinema, e eles ainda estão lá no catálogo, então se eles passaram despercebidos da primeira vez, agora é a hora perfeita para acompanhá-los.
Uma Maratona Muito Especial
Quando Brittany (Jillian Bell) é informada pelo seu médico que deve perder peso, ela usa isso como um motivo para assumir o controle de sua vida. Ela começa colocando um par de tênis e se desafiando a correr um quarteirão, o que rapidamente se transforma em decidir correr a Maratona de Nova York. O diretor estreante Paul Downs Colaizzo baseou a história nas experiências de seu amigo e destaca não apenas os benefícios de correr, mas também a dor. Este filme mostra que, não importa o quão ruins as coisas fiquem, você ainda pode se levantar.
Ficção Americana
Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) é um professor de literatura de sucesso, mas um autor sofredor, seus livros constantemente rejeitados por não serem “suficientemente negros”. Depois de ver a colega escritora Sintara Golden (Issa Rae) elogiada por seu trabalho apelativo e estereotipado, Monk pseudônimo escreve um romance cheio de todos os trocadilhos preguiçosos e clichês que ele pode imaginar para satirizar a situação – mas fica horrorizado quando este se torna um sucesso instantâneo. Conforme um grande adiantamento se transforma em um negócio de filme de milhões de dólares, Monk espira quando todos, do público a sua própria família, parecem amar o trabalho deliberadamente ofensivo. Baseado no romance Erasure, de Percival Everett, Ficção Americana é um trabalho satírico sombrio com um senso de humor perverso – uma comédia moderna rara com algo a dizer, liderada por uma das melhores atuações da carreira de Wright.
A Ideia de Você
As melhores comédias românticas tendem a ter sucesso devido à sua irrealidade – o encontro improvável, as emoções exageradas, os gestos exagerados de afeição, o tontinho de cair de cabeça por alguém. É algo que A Ideia de Você domina perfeitamente ao traçar o relacionamento entre a bem-sucedida proprietária de uma galeria de arte, Solène Marchand (Anne Hathaway), e o superstar global da música Hayes Campbell (Nicholas Galitzine) – que também acontece ter 16 anos a menos que ela. Poderia ter sido facilmente material barato de escândalo – e é assim que é retratado no universo quando os paparazzi ficam sabendo do relacionamento de Hayes com a “mulher mais velha” – mas, à medida que o par embarca em um romance globetrotting, os protagonistas carismáticos apresentam química suficiente para envolver a plateia no turbilhão de tudo isso. No final, é menos “eles vão, eles não vão?” e mais “eles deveriam, não deveriam?”, graças a um bom manejo da consciência da diferença de idade (já reduzida em relação ao romance original de Robinne Lee), mas para os fãs do gênero, é uma delícia.
Road House
Não faltaram controvérsias sobre a atualização do diretor Doug Liman do clássico filme de ação dos anos 80, desde discussões sobre seu suposto lançamento nos cinemas até seu uso de CGI para alguns aspectos de suas cenas de luta de tirar o fôlego. No entanto, se você se afastar do drama do mundo real, este é um jeito divertido de matar uma tarde preguiçosa. Trocando as Ilhas da Flórida pelo cenário original do Missouri, e trocando o James Dalton de Patrick Swayze pelo Elwood Dalton carrancudo de Jake Gyllenhaal – agora com um passado atormentado como lutador de UFC, é claro – ainda entrega uma história satisfatória de um homem limpando os senhores do crime local, uma luta violenta de cada vez. Está longe de ser arte erudita, mas às vezes é exatamente o que você precisa. Se você ainda não está convencido, vale a pena notar que o original de 1989 também está atualmente no Prime para você comparar e contrastar.
Todo Mundo Está Falando Sobre o Jamie
Adaptado da peça de teatro de mesmo nome – que, por sua vez, foi baseado em uma história verídica – este musical alegre traça a jornada de Jamie New (Max Harwood). Intimidado na escola por ser gay e afastado de seu pai homofóbico, Jamie sonha com a fuga por meio da arte do drag – e quando ele encontra um mentor no drag queen aposentado Hugo Battersby (uma cena roubada por Richard E. Grant), ele logo está a caminho de trazer sua rainha interior “Mimi Me” à vida. Enraizado em Sheffield, Inglaterra, é uma história que dança entre temas de classe e cultura, enquanto celebra a importância da autoexpressão e o poder libertador do drag.
Bottoms
Toda escola secundária tem sua hierarquia social, e PJ (Rachel Sennott) e Josie (Ayo Edebiri) estão no fundo da deles. Conhecidas como as “feias, sem talento, gays” até mesmo para o corpo docente, sua única esperança de ficar com duas das cheerleaders mais populares da escola, Isabel (Havana Rose Liu) e Brittany (Kaia Gerber), é, err, montar um clube de luta só de meninas para ensiná-las a lidar com seus namorados jogadores traidores e desrespeitosos. OK, pode soar como o cenário de algum filme de exploração duvidoso dos anos 70 – e com uma abordagem à violência que equilibra o ruidoso e o ridículo, nunca está muito longe disso – mas Bottoms é muito mais inteligente e subversivo do que seu argumento sugeriria. Desafiando expectativas a cada virada, este é o twist queer, cheio de raiva e hilário na comédia do ensino médio que você (provavelmente) nunca soube que precisava.
Saltburn
O estudante de Oxford Oliver Quick (Barry Keoghan) está tendo dificuldade em se encaixar na prestigiada universidade britânica – até que ele faz amizade com o popular Felix Catton (Jacob Elordi). Bonito, rico e nascido na nobreza, Felix traz o tímido e socialmente invisível Oliver para seu círculo, eventualmente convidando-o para passar o verão na propriedade da família, Saltburn. Mas, à medida que Oliver se esforça para conquistar os favores da família, sua obsessão com Felix assume tons cada vez mais sombrios e desequilibrados. Oscilando entre comédia negra e suspense psicológico, a escritora e diretora Emerald Fennel (Promising Young Woman) enquadra o filme em uma relação de aspecto 4:3 para uma experiência de visualização mais apertada e quase voyeurística, o que torna seus momentos frequentemente perturbadores ainda mais desconfortáveis. Tendo atraído muito debate desde seu lançamento em 2023 – não menos por sua maneira questionável de navegar em seus temas de classe e inclusão social – Saltburn foi um dos filmes mais divisivos do ano, mas um que exige sua atenção.
O Sepultamento
Dramas judiciais raramente são ataques de riso, mas esta história do diretor de funerária Jeremiah O’Keefe (Tommy Lee Jones) e seu advogado brilhante Willie Gary (Jamie Foxx) enfrentando um grande player no sistema “de cuidado da morte” da América traz um senso de humor sombrio para os procedimentos já sombrios. Mas este não é um filme de comédia. Baseado em eventos reais, o mais recente drama do diretor Maggie Betts (The Novitiate) reconstitui um caso legal real que expôs a enorme desigualdade nos cuidados funerários e a maneira como as comunidades negras estavam sendo regularmente cobradas a mais. Foxx e Jones estão em ótima forma ao longo de todo o filme, mas é Jurnee Smollett como Mame Downes, a advogada rival de Gary que ameaça superá-lo a cada momento, cuja atuação ameaça roubar todo o filme. Para um filme sobre a morte, O Sepultamento prova ser calorosamente afirmativo da vida.
Shin Kamen Rider
Se você está cansado dos filmes de super-heróis de Hollywood no estilo de cortar e colar, então esta refilmagem do zero de um dos heróis mais queridos do Japão merece sua atenção. Comandado por Hideaki Anno (Evangelion, Shin Godzilla, Shin Ultraman – “shin” significa “novo” ou “verdadeiro” em japonês), este reativa a série de TV de 1971 Kamen Rider. Como aquele programa, ele segue o motociclista Takeshi Hongo (Sosuke Ikematsu). Sequestrado pela organização terrorista S.H.O.C.K.E.R. e forçado a se transformar em um poderoso ciborgue, Hongo escapa antes de ser reprogramado como um agente do grupo, usando seus novos poderes para derrubar suas forças. No entanto, ao contrário do original, a abordagem de Anno toca no horror corpóreo do conceito central, enquanto também desafia seus personagens – e a plateia – a se agarrarem a sua humanidade intrínseca diante de um mundo tentando desumanizá-los. É mais violento do que você provavelmente esperaria, muitas vezes mostrando o resultado terrível de pessoas comuns sendo espancadas por ciborgues e monstros superpotentes, mas nunca gratuito. Enquanto aqueles com algum entendimento da fonte original obterão mais do Shin Kamen Rider, é uma empreitada emocionante para qualquer um que esteja procurando algo um pouco mais fresco em seus filmes de heróis.
Conclusão
Essa seleção de filmes no Amazon Prime Video representa uma ampla gama de gêneros e estilos, desde dramas inspiradores até comédias excêntricas, passando por thrillers envolventes e retratos históricos fascinantes. Cada um desses títulos oferece uma experiência cinematográfica única, capaz de entreter, emocionar e provocar reflexões profundas. Independentemente do seu humor ou preferências, há certamente algo nessa lista que vai cativar seu interesse e deixá-lo satisfeito. Então, prepare-se para uma jornada cinematográfica repleta de diversidade, qualidade e momentos memoráveis. Que a maratona de filmes comece!