Os processadores Ryzen 9700X e 9600X da AMD acabaram de receber um aumento de velocidade gratuito da MSI – e rumores indicam que outros fabricantes de placas-mãe também devem seguir o mesmo caminho.
Destaques
- Aumento de potência: A MSI introduziu uma nova opção em seus novos modelos de placas-mãe AM5 que permite aumentar o TDP (Thermal Design Power) dos processadores Ryzen 9700X e 9600X de 65W para 105W.
- Melhora de desempenho: Nos testes de benchmark Cinebench R23, o Ryzen 9700X apresentou um aumento de mais de 13% no resultado de multithread quando operando no modo de 105W.
- Adoção pela indústria: Outros fabricantes de placas-mãe devem seguir os passos da MSI e disponibilizar essa opção em breve, expandindo as possibilidades de customização para usuários de AMD Ryzen 9000.
Análise: A realização do rumor sobre aumento de potência
Como você provavelmente notou, os CPUs Ryzen 9000 da AMD tiveram uma estreia um tanto tímida, e os modelos 9700X e 9600X não impressionaram muito os analistas, especialmente em termos de desempenho em jogos. Os relatórios também indicam que as vendas têm ficado estagnadas, o que não é surpresa dado o preço relativamente alto dos chips Zen 5 em comparação com os modelos Ryzen 7000 de última geração, que já estão sendo consideravelmente descontados.
E, envolvido nessa situação, havia rumores de que a AMD estaria considerando mudar o TDP padrão desses processadores para 105W por meio de uma atualização de BIOS, a fim de torná-los um pouco mais atraentes. Agora, parece que essa mudança está se concretizando, pelo menos no que diz respeito à MSI. A diferença crucial é que não se trata de um aumento de consumo de energia generalizado, mas sim de uma opção para fazê-lo, caso o usuário queira extrair o máximo de desempenho de seu CPU Zen 5 de média gama (desde que tenha um sistema de resfriamento adequado).
O que isso significa para os usuários?
A grande questão agora é: os outros fabricantes de placas-mãe irão seguir os passos da MSI? Provavelmente sim, embora a Wccftech sugira que o modo de 105W não deve chegar até a AGESA 1.2.0.2, prevista para setembro ou outubro, e que a MSI tenha se antecipado ao lançar essa opção em sua BIOS com AGESA 1.2.0.1.
Se esse novo modo de 105W realmente chegar a todas as placas-mãe, haverá muitos olhos atentos acompanhando o aumento de desempenho em jogos que será entregue. É claro que já tivemos grandes novidades nesse sentido para os processadores Ryzen 9000 e 7000, com uma nova atualização prévia do Windows 11 que está disponível agora e que impulsiona os quadros por segundo em jogos de maneira impressionante (quase inacreditável, diga-se de passagem).
Impacto no mercado de CPUs
Nada disso, é claro, irá prejudicar as chances dos Ryzen 9000 na guerra mais ampla dos melhores CPUs. Afinal, os chips Arrow Lake da Intel também estão próximos do lançamento neste ponto, e isso mudará o cenário do campo de batalha novamente.
No final das contas, essa novidade da MSI é uma ótima notícia para os usuários de AMD Ryzen 9000 que buscam um pouco mais de desempenho de seus processadores. Agora é só esperar que os outros fabricantes de placas-mãe sigam o mesmo caminho e ofereçam essa opção de 105W em breve. Isso pode ser exatamente o que a linha Ryzen 9000 precisa para ficar ainda mais competitiva.
Conclusão
A introdução dessa nova opção de 105W pela MSI é um passo importante para a linha de processadores Ryzen 9000 da AMD. Ao permitir que usuários extraiam mais desempenho de seus CPUs de média gama, a empresa pode impulsionar a adoção desses chips e torná-los ainda mais atrativos no mercado. Com a expectativa de que outros fabricantes sigam o mesmo caminho, os proprietários de Ryzen 9700X e 9600X podem se preparar para um belo aumento de velocidade sem custo adicional.