A Declaração de Guerra do Gen X contra o Gen Z por causa do Novo Álbum do Eminem
Nos últimos dias, uma discussão aparentemente unilateral tomou conta do TikTok. Parece que o Gen X está “declarando guerra” ao Gen Z, tornando-se viral com postagens sobre o que eles veem como uma reação exagerada do Gen Z ao novo álbum de Eminem, “The Death of Slim Shady”. Embora seja difícil determinar quais membros do “levante” do Gen X na plataforma de mídia social estão sendo sarcásticos e quais estão sendo sérios, toda a confusão gerou um conteúdo confuso, mas hilário.
A Tensão Geracional no TikTok
As tensões online entre o Gen X e o Gen Z têm escalado há meses. Encontrar um ponto de inflexão exato é difícil, mas muitos sinais apontam para um vídeo, que desde então foi excluído, no qual um usuário mais jovem do TikTok diz: “Acho que podemos concordar que, se estivermos generalizando, o Gen X é a pior geração”. O vídeo provocou diversas reações, muitas das quais encontraram seu caminho para os feeds de novidades (FYPs) da plataforma. Uma delas, de maio, na qual o usuário @robhomecook advertiu que “em nenhuma circunstância você fode com o Gen X”, recebeu cerca de 5,5 milhões de visualizações.
A Reação do Gen Z ao Novo Álbum do Eminem

Tudo isso foi catalizado no início deste mês, quando Eminem lançou “The Death of Slim Shady (Coup de Grâce)”, provocando várias reações do Gen Z e transformando alguns vídeos virais no que o Gen X chama de uma verdadeira “guerra” online. Uma das letras mais controversas do álbum vem da música “Houdini”, em que Eminem canta: “Meu gato transexual é siamês / Ele se identifica como negro, mas age como chinês”. À medida que as letras circularam, alguns membros do Gen Z foram ao TikTok para “cancelar” o rapper nos comentários. Fora desses comentários, no entanto, o Gen Z parece amplamente incomodado com as letras do rapper e mais interessado em provocar o Gen X por sua reação digital dramática.
A Reação do Gen X e a Resposta do Gen Z
Um exemplo disso é o usuário do TikTok @moustacheman23, que acumulou mais de 1 milhão de visualizações em seu vídeo de desculpas irônico ao Gen Z. Seu seguimento, que foi visto mais de 4 milhões de vezes antes de ser excluído, tomou emprestado os versos “Você vai me cancelar, é? Gen Z me, mano?” da música “Trouble” de Eminem. Um usuário comentou: “Ninguém está tentando cancelar o Eminem”, acrescentando que todo o Gen Z “cresceu” com o rapper.
A Escalada da Discussão
A escala de engajamento em visualizações, curtidas e comentários nesses vídeos se multiplicou nas últimas semanas, ganhando tração por meio do algoritmo do TikTok porque “é algo atraente para nós”, diz Anjana Susarla, professora da Universidade Estadual de Michigan especializada em análise de mídia social. “É a mesma razão pela qual você tem bolhas de filtro de cancelamento cultural. É a mesma coisa que você está vendo nessa guerra geracional.”
A Reação Autoimpune do TikTok
Usuários do Gen Z reportaram que seus feeds estão cheios desses vídeos de “levante do Gen X”. “Até onde eu sei, o TikTok não tem uma maneira de saber qual a demografia a que um vídeo é direcionado”, diz Michael Littman, professor da Universidade Brown e pesquisador em análise de algoritmos. “Eu especularia que foi a resposta dos usuários do Gen Z que alertou o algoritmo de que os vídeos deveriam ser mostrados a outros usuários do Gen Z.” Littman diz que isso é quase como uma “resposta autoimune” on-line. As pessoas recebendo conteúdo que as revolta porque o sistema sabe que revoltou alguém da mesma idade “é um padrão bem estabelecido na era das mídias sociais”, ele acrescenta.
A Visão do Gen X Sobre sua Própria Infância
Antes do lançamento de Eminem, uma influenciadora do Gen X, @40ish_and_fabulous, fez um vídeo dizendo: “Para aqueles Gen-Zers lá fora que não entendem o levante do Gen X, deixe-me explicar. Os Gen-Xers são as pessoas mais duras que existem atualmente em nosso mundo.” A postagem recebeu mais de 4,5 milhões de visualizações. Vídeos como esse são simbólicos do que acontece quando uma geração mais velha reflete sobre sua própria infância. “É isso que eu vi em muitos desses tipos de ataques do X”, diz Livingstone. Eles parecem dizer: “Nós não tivemos essa infância, não tivemos essa chance de ser cuidados”, ela acrescenta.
A Resposta Irônica do Gen Z
Há alguns dias, o áudio do vídeo de @40ish_and_fabulous foi republicado em um meme por um usuário que o emparelhava com um vídeo de um homem falando com uma parede. Legendado “Gen X agora” e marcado com a hashtag #eminem, a postagem parecia refletir o humor despreocupado do Gen Z sobre a “guerra” do Gen X. O vídeo tem mais de 5,2 milhões de visualizações e 1,3 milhão de curtidas, e há mais de 3.000 outros vídeos na plataforma que usam o som.
A Natureza Satírica da Discussão
“Há algo muito estranho acontecendo onde, para algumas pessoas participando desse discurso, é total sátira dos dois lados”, diz Casey Fiesler, professora de ciência da informação da Universidade do Colorado Boulder. “Mas, então, algumas pessoas estão respondendo a essa sátira com seriedade.” Fiesler também destacou como o engajamento dos usuários com o filtro “máscara X” e o som empurrarão outros vídeos nessa linha para uma circulação mais ampla.
A Defesa do Gen X
“Parece uma luta unilateral”, diz Fiesler, que se considera uma “milênio mais velho”. “As pessoas ficam facilmente defensivas com esse tipo de coisa. Houve tanta virulência contra os baby boomers, e acho que o Gen X [estava pensando]: ‘Graças a Deus não somos como os baby boomers'”, ela diz. “Então, à medida que eles ficam mais velhos, é estranho estar no [recebendo] lado das piadas sobre os velhos gagos.”
Conclusão
A disputa geracional no TikTok em torno do novo álbum de Eminem mostra como as tensões entre diferentes gerações podem se acirrar na era digital. Embora possa haver uma camada de ironia e sátira em alguns dos participantes, a discussão reflete uma real necessidade de compreensão mútua e empatia entre as gerações. À medida que o Gen X envelhe, eles enfrentam a mesma onda de piadas e críticas que os baby boomers, o que pode gerar uma reação defensiva. Por outro lado, o Gen Z parece amplamente despreocupado com as letras controversas de Eminem, focando mais em trollar a reação dramática do Gen X. No final, este episódio mostra como as diferenças geracionais podem alimentar tensões, mas também a importância de se esforçar para entender os diferentes pontos de vista e experiências de cada geração.