O próximo iPhone dobrável da Apple pode ter um design surpreendente com apenas uma tela. Contrariando os modelos atuais de smartphones dobráveis, a gigante da tecnologia poderia adotar uma abordagem diferente e inovadora para sua entrada nesse mercado em ascensão.
Principais destaques
- Rumores apontam que o iPhone dobrável terá um design de tela envolvente com apenas uma tela flexível.
- Esse design único será inspirado no Huawei Mate Xs 2, eliminando a necessidade de uma segunda tela de cobertura.
- Essa abordagem pode trazer vantagens em termos de design fino e maior capacidade de bateria.
Fuga dos padrões estabelecidos
A maioria dos smartphones dobráveis atualmente segue os princípios de design do Samsung Galaxy Z Fold 5 ou do Galaxy Z Flip 5. No entanto, de acordo com uma nova nota de investidores do analista Jeff Pu, da Haitong International, o iPhone dobrável da Apple pode adotar uma abordagem completamente diferente.
Inspiração no Huawei Mate Xs 2
Pu descreve o design do iPhone dobrável como tendo uma “tela envolvente dobrável”, semelhante ao Huawei Mate Xs 2. Então, o que isso significa exatamente? Bem, o Mate Xs 2 é um smartphone dobrável de tela grande, similar ao Galaxy Z Fold 5, exceto que, enquanto o telefone da Samsung possui uma tela de cobertura (para usá-lo em um formato semelhante ao de um telefone) e uma tela dobrável para usar como um tablet, o Mate Xs 2 tem apenas uma tela.
Uma única tela envolvente
Essa tela única é uma grande tela dobrável que fica na parte externa do telefone (em vez de ser escondida internamente quando a tela está dobrada). O resultado é que ela dobra para um tamanho de tela de smartphone, sem a necessidade de uma segunda tela.
Vantagens e desvantagens
Existem potenciais vantagens nesse design, já que a falta de uma segunda tela significa que menos componentes de tela são necessários. Teoricamente, isso poderia permitir que a Apple produzisse um dispositivo mais fino ou utilizasse o espaço economizado para algo como uma bateria maior.
Por outro lado, esse design também significa que a tela dobrável – que é argumentavelmente a parte mais vulnerável do telefone – sempre estará exposta.
Um design único e diferenciado
Então, embora devamos tomar esse rumor com uma pitada de sal, faz sentido que a Apple queira adotar um design ligeiramente diferente do normal, especialmente porque ela está entrando no mercado de dobráveis tão tardiamente.
Afinal, como dizem por aí, “a Apple sempre tenta reinventar a roda” – e nesse caso, literalmente! Haha!
Lançamento distante
Falando em entrar no mercado de dobráveis, na mesma nota, Pu diz para esperar o iPhone dobrável em 2026, e que a tela terá 7,9 polegadas, embora essas sejam coisas que ele já havia afirmado anteriormente.
Outras novidades da Apple
Enquanto esperamos pelo iPhone dobrável, no entanto, há muitas outras novidades da Apple a caminho. A empresa acabou de anunciar o iOS 18 e a Apple Intelligence na WWDC 2024, com esses novos softwares programados para lançamento ainda este ano, provavelmente junto com a série iPhone 16.
Conclusão
Embora ainda haja muita incerteza e especulação em torno do iPhone dobrável, uma coisa é certa: se a Apple realmente adotar um design de tela única envolvente, isso certamente chamará a atenção e se destacará no mercado de smartphones dobráveis. Afinal, a Apple é conhecida por inovar e desafiar as convenções estabelecidas. Então, por que não dobrar as regras do jogo (literalmente) com o seu primeiro smartphone dobrável?
Mas vamos lá, não fiquem ansiosos demais – ainda levará alguns anos até que possamos ver esse design “dobrado” com nossos próprios olhos. Enquanto isso, fiquem à vontade para me mandar sugestões de piadas sobre smartphones dobráveis. Prometo que não vou “dobrar” de rir!