A Meta Quest 3 está prestes a dar mais um passo em direção a se tornar um Apple Vision Pro mais acessível, ao incorporar mais um recurso exclusivo do headset da Apple. Dessa vez, a novidade é um novo layout de janelas, embora não seja exatamente justo dizer que a Meta está “roubando” essa ideia da Apple, e sim aprimorando sua abordagem atual.
## Recursos Produtividade da Meta Quest 3
### Novos Layouts de Janela
Em vez de simplesmente ter três aplicativos 2D encaixados lado a lado em posições fixas (como é possível atualmente na Meta Quest 3 e outros headsets da Meta), agora você pode ter três janelas que podem ser posicionadas livremente em qualquer lugar do seu escritório virtual, além de outras três encaixadas – totalizando seis janelas.
A configuração experimental foi desbloqueada como parte da atualização HoizonOS v67, que está atualmente em beta para membros do Meta Quest Public Test Channel. Vídeos de pessoas testando o recurso mostram também a possibilidade de alternar as janelas entre formatos curvos e planos, além de um recurso que pode diminuir o brilho de ambientes 2D – embora isso não funcione se você estiver usando as janelas em realidade mista com passthrough.
### Comparação com o Apple Vision Pro
Embora isso aproxime a Quest 3 da abordagem do Vision Pro para aplicativos 2D em um espaço 3D, ainda não é uma cópia exata. A principal diferença é que, na Quest 3, se você se afastar muito de uma janela, ela voltará à sua posição padrão encaixada, enquanto no Vision Pro você pode deixar as janelas em suas posições flutuantes personalizadas indefinidamente, como se fossem objetos reais.
Vale lembrar, no entanto, que a Meta Quest 3 custa apenas $499.99 / £479.99 / AU$799.99, então é perdoável por não ser uma cópia direta do Vision Pro.
## A Lacuna se Estreitando
O Apple Vision Pro sempre será tecnicamente superior à Meta Quest 3, com suas telas e chip muito melhores. Mas a Apple não fez o suficiente para aproveitar suas vantagens de maneiras que realmente importam, embora isso provavelmente sempre fosse o caso.
### Vantagens do Vision Pro
O Vision Pro, com seu rastreamento ocular, poder de laptop, foco em experiências XR menos ativas e abordagem para rastreamento de mãos, oferece aos desenvolvedores de aplicativos uma vasta gama de ferramentas para criar software interessante para o dispositivo.
### Desafios do Vision Pro
No entanto, o que torna o headset único também é sua queda – ele é muito diferente de seus rivais. Se você fizer um aplicativo de VR que aproveite ao máximo os recursos do Vision Pro, provavelmente não será bem adequado a outras plataformas (e vice-versa). Portanto, se você estiver avaliando suas opções, fazer um aplicativo não-Vision Pro faz mais sentido financeiro, pois ele pode rodar em plataformas mais populares – a menos que a Apple esteja oferecendo algum tipo de incentivo financeiro.
Alguns jogos e aplicativos clássicos de VR começaram a receber portes para o Vision Pro, mas eles estão em pequeno número e chegaram meses após o lançamento do headset, quando a empolgação já havia diminuído.
Em vez disso, a maioria dos aplicativos que ele pode executar são versões XR de aplicativos para iPad e Mac, o que nos leva a questionar o que realmente se ganha ao comprar um Vision Pro – especialmente se você provavelmente já possui esses outros dispositivos, ou poderia comprá-los por menos do que o custo do headset da Apple.
## A Meta se Aproxima
Por outro lado, a Meta continuou a financiar aplicativos exclusivos emocionantes – como o recente exemplo de um jogo genuíno de Batman: Arkham. Ao mesmo tempo, ela está implementando atualizações de software mensais significativas que só reduziram a lacuna entre o Vision Pro e a Quest 3.
Teremos que esperar e ver como as coisas continuarão durante o resto do ano e além, mas meu conselho continua o mesmo de sempre: se você deseja experimentar a realidade virtual, obtenha uma Quest 3 ou Quest 2 – não há motivo para obter um Vision Pro no lugar.
## Conclusão
Embora o Apple Vision Pro seja tecnicamente superior, a Meta Quest 3 continua a se aproximar, com atualizações regulares e recursos produtivos que tornam a experiência cada vez mais atraente e acessível. Para a maioria dos usuários, a Quest 3 permanece a escolha mais sensata no mercado de headsets de realidade virtual.