A Extraordinária Jornada do Metafilter: Quando a Comunidade da Internet se Torna uma Relíquia do Passado
Neste mundo digital em constante evolução, onde as tendências surgem e desaparecem em um piscar de olhos, uma comunidade on-line se destaca como uma relíquia do passado – o Metafilter. Com seus 25 anos de história, essa plataforma única encarrega-se de preservar o espírito de como a internet costumava ser, oferecendo aos seus membros uma experiência de navegação nostálgica e imersiva.
Uma Comunidade de Nerds Antigos da Web
Jessamyn West, uma das figuras-chave do Metafilter, descreve a comunidade como uma rede social para não-amigos, uma descrição que parece contrariar-se com o forte senso de camaradagem que permeia o grupo, composto por apenas alguns milhares de pessoas. West é um exemplo disso: ela conheceu seu parceiro por meio do site. Ela também descreve o grupo do Metafilter como “uma comunidade de velhos nerds da web”.
Um Oásis no Oceano da Internet
Neste mês, o renomado site celebra seu 25º aniversário. É impressionante que tenha sobrevivido por tanto tempo, e isso se deve em grande parte a West, que ajudou a estabilizá-lo após uma quase-espiral de decadência. Poder-se-ia dizer que é o site que o tempo esqueceu – certamente, eu havia me esquecido dele até decidir marcar seu grande aniversário. O Metafilter é uma espécie de Brigadoon digital; visitar o site é como uma forma de viajar no tempo.
Uma Relíquia da Internet Antiga
Para aqueles que estão por perto há um tempo, o Metafilter parece preservar em âmbar o espírito do que a internet costumava ser. A alimentação é estritamente cronológica. Ainda é apenas texto. Alguns membros podem ser influentes no Metafilter, mas eles não se autodenominam influenciadores e não vendem cosméticos ou roupas com sua marca pessoal. Como diz o fundador Matt Haughey, que se afastou em 2017, “É uma coisa estranha de volta no tempo – como uma barata que sobreviveu”.
Uma Comunidade Acolhedora e Modesta
Quando Haughey fundou o Metafilter em 1999, ele imaginava uma maneira rápida para as pessoas compartilharem coisas legais que viam no que então era algumas dezenas de blogs-chave. “Eu nem sequer pensei em conversas de fluxo livre, mas rapidamente foi para lá”, diz ele.
O Nascimento de uma Comunidade Ativa
Por cerca de um ano, a comunidade era minúscula, talvez com 100 visitantes por dia, mas em 2000 ela foi destaque em um blog popular chamado Cool Site of the Day, e 5.000 pessoas a visitaram. Isso ajudou o Metafilter a se transformar de um site de compartilhamento de links de nicho em uma comunidade onde pessoas inteligentes também discutiam o que era legal na internet. Nos primeiros anos do século, Haughey sentia que muitas pessoas estavam se juntando, então ele cortou novos cadastros. (As pessoas ainda podiam ver a conversa como outsiders.)
A Importância da Moderação e da Comunidade
Mais tarde, quando ele decidiu cobrar uma taxa de $5, 4.000 pessoas se cadastraram no primeiro dia. A taxa também ajudou a filtrar possíveis trolls. Isso, e moderadores pagos de maneira adequada, mantiveram a civilidade no site. Mais importante ainda, a própria comunidade não tolerava comportamentos terríveis.
O Poder da “Ask Metafilter”
Uma característica popular desde o início foi o “Ask Metafilter”, onde os membros buscam conselhos e dicas da mente coletiva do Metafilter. “Quando você está fazendo uma pergunta a 10.000 nerds realmente inteligentes, é provável que alguém tenha experiência na coisa que você está perguntando”, diz Haughey. Tornou-se um repositório inestimável de conhecimento, não apenas para a comunidade, mas também para aqueles que encontraram as respostas através do Google.
Mantendo a Identidade Única
“Eu não queria ser o Walmart”, diz Haughey. “Somos apenas a mercearia da esquina”. Em certo momento, ele consultou um garoto chamado Aaron Swartz, que tinha a ideia de um site que seria como uma wiki de mídia social para tudo. Então Swartz se juntou ao primeiro lote do Y Combinator e se associou a alguns fundadores que estavam começando uma empresa chamada Reddit, que era basicamente o Metafilter com ambição ilimitada.
Desafios e Reinvenção
Na década de 2010, as coisas estavam bastante confortáveis. A comunidade central do Metafilter era unida, e milhões de turistas passavam por lá, atraídos pelos resultados de pesquisa do Google. Haughey os monetizou através de anúncios do Google e pôde deixar seu emprego de designer web, comprar uma casa e criar uma família. Mas a partir de 2012, o Google fez uma série de mudanças em seus algoritmos de combate a spam, e o Metafilter, por razões misteriosas, sofreu danos colaterais. Nos dois anos seguintes, a receita despencou e o Metafilter teve que demitir alguns funcionários.
Uma Nova Era de Liderança
Nessa época, Haughey já estava se desgastando, e ele eventualmente conseguiu um emprego em uma nova startup chamada Slack – o que acabou se revelando um bom negócio para ele! Em 2017, ele passou o Metafilter para uma funcionária que lutou para mantê-lo funcionando pelos próximos anos. Em 2022, West se tornou a proprietária. Ela havia sido a primeira funcionária do Metafilter em 2008, mas havia saído seis anos depois.
Olhando para o Futuro
Com a ajuda de um comitê diretor ativo, West organizou as finanças e colocou o Metafilter no caminho de se tornar uma organização sem fins lucrativos. Embora os números do Metafilter estejam longe de seu apogeu, novos membros continuam a entrar; uma entrada veio de refugiados que abandonaram o que antes era chamado de Twitter. Atualmente, o maior projeto do Metafilter é uma reescrita muito atrasada de sua antiga infraestrutura.
Conclusão
Ao iniciar seu próximo quarto de século, não há urgência em escrever um obituário para o Metafiter. É um raro sobrevivente da internet inicial que manteve seu batimento cardíaco e preservou sua dignidade. O Metafilter é o que é, ao mesmo tempo em que é o que era. “Nunca foi construído para ficar grande”, diz West. “O objetivo sempre foi que ele se pagasse, e agora ele o faz, o que é um pequeno milagre”. Confira você mesmo. Só não muitos de vocês.
Principais Destaques:
– O Metafilter é uma comunidade on-line de 25 anos que preserva o espírito da internet antiga, mantendo-se fiel a seus princípios e identidade única.
– A plataforma se destaca por sua moderação eficiente, comunidade engajada e recursos populares como o “Ask Metafilter”, que a tornaram um oásis na evolução da internet.
– Apesar de desafios ao longo dos anos, incluindo mudanças nos algoritmos do Google, o Metafilter se reinventou sob nova liderança e agora se prepara para seu futuro como organização sem fins lucrativos.